CT Sabino Ribeiro completa 66 anos
A casa do Confiança, o Estádio Proletário Sabino Ribeiro, completa 66 anos no mesmo dia em que o clube faz 85 anos. Localizado no bairro Industrial, o Sabino já foi palco de vários jogos e momentos importantes na história do Dragão.
Em 1955, o Confiança se tornou o primeiro clube a ter estádio próprio. O local carrega o nome de um dos fundadores do clube azulino: Joaquim Sabino Ribeiro Chaves. Na primeira partida realizada no estádio, o Dragão venceu o Passagem por 4 a 0. O Paulo Lumumba marcou o primeiro gol no Sabino.
Uma das histórias mais marcantes é a separação do clube e da fábrica. Foi na porta do estádio, que Joaquim Sabino Ribeiro declarou: “Como é para bem de todos e felicidade maior do Confiança. o Confiança fica e a fábrica sai. Porque o Confiança não pertence mais a fábrica, o Confiança agora é do povo”, após a manifestação dos torcedores contra o fim do clube azulino em 1955.
Um novo Sabino Ribeiro está surgindo. Para acompanhar o crescimento do clube, o estádio virou Centro de Treinamento. Após a atual gestão visitar outros clube de série A e se inspirar nos mesmos, a diretoria investiu em reformas para melhorar a estrutura.
Nos últimos anos, a academia, a sala de fisioterapia e de fisiologia foram inauguradas; o setor de análise de desempenho e o pilates foi implantados; o Centro Administrativo e o estacionamento foram entregues; a fachada e a pintura externa e interna passaram por melhorias; e o novo gramado com nova irrigação será inaugurado nos próximos dias, acabando com um problema de vários anos. A atual gestão planeja continuar com o avanço na estrutura do estádio com a construção da loja e da sala de imprensa.
Foto de capa: Lubi