Outubro Rosa: Confiança realiza ação de conscientização sobre o câncer de mama

Créditos: Lucas Almeida/ADC

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Confiança promoveu uma ação no jogo contra o Londrina neste sábado (30). O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente.

O presidente Hyago França contou como surgiu a ideia. “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.  Nós precisávamos aproveitar a visibilidade que o futebol tem, principalmente na Série B, e o apoio da nossa torcida em casa para alertar o maior número de mulheres possíveis.”, declarou.

Créditos: Lucas Almeida/ADC

O capitão do time azulino, Nirley, entrou em campo usando uma braçadeira de cor rosa em homenagem à conscientização do mês. Além disso, os demais atletas e comissão técnica utilizaram fitas rosas no peito, o símbolo da campanha, durante toda a partida.

Na torcida, foram distribuídos adesivos alertando que o câncer de mama é o tipo do câncer que mais acomete mulheres depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama.

O intuito do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente a sua mama e, em caso de qualquer alteração, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa. O primeiro passo é observação em frente ao espelho com inspeção da mama com os braço em diferentes posições, depois a palpação com uso da ponta dos dedos. O indicado é fazer o autoexame em três momentos diferentes: no espelho, no banho e deitada.

Créditos: Lucas Almeida/ADC

Os sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulos ou massa, inchaço, irritação, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo. Além de vermelhidão na pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção pelos mamilos e linfonodos aumentados.

Redes sociais

O Confiança surpreendeu os torcedores ao divulgar uma escalação vazia. O objetivo era criar um estranhamento e alamar sobre a ausência que é deixada no seio familiar.

Cerca de 30 minutos depois, foi anunciada a escalação normal junto com um vídeo da vereadora Sheyla Galba, que é um das fundadoras da Associação Mulheres de Peito, explicando sobre a campanha.

“Viu como a escalação vazia faz toda a diferença? Hoje viemos chamar a atenção de vocês para a lacuna deixada pela figura feminina. São mães, mulheres, avós, tias, filhas… que perderam a vida na luta contra o câncer. Hoje, nós viemos dizer a vocês que o toque faz toda diferença. O autoexame é muito importante para o diagnostico precoce do câncer de mama. Salve você e a sua vida também. Se toque, se ame e se cuide. Procure a UBS mais próxima da sua região.”, alertou.

Durante toda a partida, por meio do Twitter, o clube azulino também relembrou número importantes da campanha de prevenção ao câncer de mama.