Atletas do Sub-13 do Confiança passam por acompanhamento psicológico com alunas da Unit

Durante a preparação para a Aldeia Cup, os atletas do Sub-13 do Confiança tiveram um acompanhamento psicológico com estudantes do curso de psicologia da Unit. A ação é fruto de uma parceria entre o clube e a instituição.

Em encontros semanais, foram trabalhados com os meninos assuntos como rede de apoio, motivação, desempenho, pressão e a dificuldade de conversar sobre alguns temas.

O projeto foi finalizado nesta quarta-feira (6), em atividade que contou também com a participação dos pais dos atletas e do zagueiro Adryan, que falou sobre o seu início de carreira.

Uma das alunas que participou da ação foi Ana Beatriz, que explicou o que foi trabalhado com os meninos.

“De início tivemos a demanda de trabalhar a importância da rede de apoio dos pais para os adolescentes. Pensando nisso, a gente fez alguns encontros com os atletas para estabelecer vínculos tanto com os meninos, quanto com os pais. Fizemos perguntas para conhecer como era a dinâmica familiar de cada um, para entender como eles lidam com isso. A partir disso, criamos as nossas intervenções com os temas que entendemos que eram mais pertinentes e que mais precisávamos falar. No fim, fizemos uma dinâmica com o intuito de aproximar os pais dos meninos”, disse a estudante.

A atividade foi coordenada pela professora Keziah Costa, que explicou de que forma os encontros foram benéficos tanto para os alunas, como para os atletas.

“A ideia é que os alunos do curso de psicologia consigam atender a demandas reais da comunidade, de escolas, de ONGs, de instituições, e de empresas. Para os alunos, é extremamente importante porque eles estão conseguindo colocar em prática aquilo que é visto em sala de aula. A ideia dos alunos fazerem essa intervenção no clube, é contribuir com o equilíbrio emocional desses jovens atletas, e é nesse sentido que eu vejo um benefício também para os meninos”, afirmou a professora.

O supervisor das categorias de base do Confiança, Railan Santos, também destacou a importância deste momento para os jogadores.

“A psicologia é fundamental na vida de um atleta de futebol. Esse contato nos permite saber como o atleta se comporta em dias normais de treinos e jogos e saber também da importância de ter uma família que apoia. Na maioria das vezes, não temos tempo suficiente de chegar, sentar e conversar, por isso a psicologia é fundamental,  justamente pra quebrar esse gelo e fazer com que a ansiedade diminua e os problemas sejam solucionados” comentou o supervisor.

Entre os dias 2 e 8 de dezembro, o time estará em Pernambucano para disputar a Aldeia Cup, competição com grandes times do país. Clubes como Palmeiras, Vasco, RB Bragantino, Fortaleza, Bahia, Vitória, CRB, Náutico e Santa Cruz estão confirmados. O campeonato será realizado no CT do Retrô.